Perfil Raquel Rodarte: Um brinde à vida e às mudanças

Por que mudar? Quando transformar a própria vida? Raquel Rodarte, administradora de empresa e chef de cozinha, percebeu bem cedo esse movimento que ocorre na jornada de cada um, quando tudo parece impermanência: início da vida profissional aos 15 anos, falecimento da mãe por causa de câncer, perda da irmã mais nova em acidente de trânsito.

“Busquei nessas experiências me fortalecer e aprender. Transformei essas situações em lições que eu precisava evoluir. Eventos que mudaram a minha vida”, Raquel explica.

Logo no primeiro emprego, em um Aeroclube, decidiu ser comissária de bordo. Uma carreira que teve o apoio emocional e financeiro de colegas que tornaram-se parte da sua família. Tinha 18 anos quando deu o primeiro passo que trouxe estabilidade e independência financeira.

“Fui comissária por 5 anos. As empresas em que trabalhei fecharam devido à falência. Então, decidi buscar uma outra formação acadêmica e trocar de profissão”, conta.

Foi quando começou a faculdade de nutrição, mesmo sendo a gastronomia o curso pretendido. “Naquele momento, não tinha recursos para custear as mensalidades. Após um ano de curso, decidi trancar a matrícula por não me identificar.”

Neste período, trabalhava em solo no departamento operacional de uma empresa aérea recém chegada a São Paulo. As mudanças para Raquel não pararam. “Conheci o meu marido, namoramos, nos casamos, nos mudamos para os Estados Unidos, onde ficamos por dois anos.”

Como nada é estático, ao retornar ao Brasil usou seus créditos acadêmicos e se formou em Administração de Empresas. Trabalhou em uma multinacional, Habilitou-se como corretora de seguros, administrou por 4 anos seu próprio escritório e, somente em 2018, teve coragem de matricular-se no curso que sempre desejou: Gastronomia. Aos 41 anos de idade, vemos a Raquel se realizando ao concluir seu curso que mesmo diante de muitos desafios completou todos os créditos acadêmicos com direito a um estágio profissional com experiência internacional em um renomado restaurante em Madrid.

Assim foi gerado o novo projeto, ela explica:

“Em 2019, concluí com orgulho meu curso de gastronomia e iniciei minha busca para adquirir experiência profissional, então veio a pandemia e o projeto ‘Mudando Sempre’ começou a surgir na minha cabeça. A ideia me entusiasmou; como as mudanças são constantes na vida das pessoas, transformar-se não é apenas um ato e sim um estado de espírito. E, para se manter ativo, todos precisam se conhecer, ter acesso a conteúdos em diversos temas, descobrir outras vivências e buscar inspirações para o início de uma nova história. Isso é o projeto em si.”

Hoje, aos 43 anos, Raquel Rodarte está cada vez mais curiosa, questionadora e interessada em temas diversos que influenciam a formação da vida. “Sou casada, mãe de três crianças e de duas cachorras. Estou sempre disposta a uma roda de conversa e a um encontro para brindar a vida.”